quarta-feira, 13 de agosto de 2014

D'espairsRay [Review]


D'espairsRay ou DéspairsRay (ディスパーズレイ, Disupaazurei?) foi uma banda japonesa de visual kei, de um estilo que tende ao gótico industrial. Foi formada em 1999 por Hizumi, Karyu, Zero e Tsukasa, integrantes que se mantiveram até o fim. Depois de anunciarem um hiatus no segundo semestre de 2010 por causa de um problema na garganta do vocalista, 15 de junho de 2011 relataram o fim oficial da banda.
Fonte: Wikipédia


Isso é o que todos que não conheceram e querem conhecer veem no wikipédia, mas nesse momento você irá ler o que realmente D'espairsRay foi e ainda é pros fãs que eles deixaram.
Primeiro de mais nada eles eram "A Banda", por mais que adotaram e alimentaram a imagem visual kei 「ビジュアル計」e o próprio wiki diz que eram um estilo gótico industrial, eu como uma fã da banda nos seus dias de atividade e até hoje, ainda ouço seus álbuns (particularmente), dois dos melhores, [Coll:set] e Monsters < esse foi o último antes do anúncio de encerramento da banda pelos problemas de Hizumi na garganta, é de entristecer.
Nos seus dias de ouro e nos dias em que ouvia e via os shows deles (DVD) pessoalmente não foram uma banda qualquer, assim como o BUCK-TICK um dos pioneiros do visual kei (ainda falarei deles, mas são referência nesse post) o D (como prefiro chamá-los) foram uma banda que divulgaram seu próprio estilo (como vi em algum lugar, sua "musicalidade") e isso os faziam ser diferentes das bandas de kei da época.

"kanki no koe wo age mezame yo saa toki wa kita
13-thirteen- wo tsugeru hari oto... kodou ga hibiku

Freedom is one
Fight away
See the future
In your hands

koe wo takaraka ni age
kirisake ubugoe no DAGAA
hanki no kaze wo matoe
butai-stage- no maku wa aita"

Essa é uma parte das músicas que mais gosto deles, onde falam sobre a liberdade na qual há somente uma, nas lutas do dia a dia e sua visão do futuro em suas mãos, isso é a parte de uma tradução livre que faz um sentido e tanto.
13 -thirteen- é o nome dessa música, álbum Monsters, o último gravado por eles.

D em um dos seus shows que assisti em DVD, Hizumi me pareceu muito metido, mas reparei que seu carisma não diminuía, me perguntei o do por que. Todos os viam com grande admiração, ele foi o centro do D e não era pra menos, pois cantava muito, e nesse show vi que ele só cantava com fervor quando tinha que expor a sua voz gutural. Era demais.

"No fim do ano passado (2010), a banda entrou em hiatus por tempo indeterminado, pois o vocalista HIZUMI havia contraído uma doença que causou problemas em sua garganta que lhe impediam de cantar. Na época, o hiatus aconteceu para HIZUMI procurar tratamento médico.

---
A últimas palavras do vocalista no site oficial explicam o fim do banda. HIZUMI usou acupuntura e remédios terapêuticos chineses e japoneses, porém sua condição não melhorou, o que levou a banda a anunciar o seu fim. Desde a formação da banda, ele teve a oportunidade de experimentar muitas coisas e de conhecer pessoas de todo o mundo.

Karyu agradeceu aos fãs por acreditarem e esperarem pelo retorno da banda, e pede desculpas por não ser capaz de fazê-lo. Ele explica que a condição de HIZUMI os impede de realizar um último show. Disse também que está orgulhoso e muito agradecido por ter conhecido tantas pessoas, e que isso o fez mudar.

O baixista ZERO mencionou a promessa que fizeram para todos os fãs de que voltariam, mas pede desculpas por não poder cumpri-la. Ele espera que todos possam compreender a decisão de dar um fim a banda. Embora não saiba o que está reservado para o futuro, ele espera poder ver todos os rostos sorridentes de novo e agradece muito a equipe e todos os membros do fã-clube.


Por último, mas não menos importante, o baterista TSUKASA diz que também está triste por terem chegado a essa decisão. Palavras não podem descrever os últimos 10 anos, pois é algo de muita importância para ele. Mesmo após o fim, a memória do D'espairsRay será mantida nos corações de todos os fãs em todo o mundo. TSUKASA diz ter orgulho de ser o baterista do D'espairsRay, e vai viver sua vida ao máximo. Ele também quer tranquilizar a todos de que não há problemas de relacionamento entre os membros, e essa não é a razão para eles se separarem.

---
Em todos esses anos de carreira, eles não fizeram shows apenas no Japão, mas na Europa e América também. Eles tocaram o coração de todos com sua música e vão fazer muita falta.

Fonte: tokyohive.com
Tradução: J-Music & K-Music"

Essa foi a notícia do ano, logo após voltarem do hiato.

D'espairsRay foi uma das melhores bandas de visual kei.

0 comentários:

Postar um comentário